Operação Escudo Antiaéreo 2018
Manaus (AM) – Entre os dias 12 e 19 de outubro de 2018, o 12º GRUPO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA DE SELVA, GRUPO TENENTE JUVENTINO DA FONSECA, se deslocou para a cidade de Boa Vista (RR) a fim de participar da Operação Escudo Antiaéreo 2018, sob coordenação do COMAE (Comando de Operações Aeroespaciais).
A operação teve como um de seus objetivos adestrar a tropa de artilharia antiaérea na defesa de estruturas estratégicas contra ataques de aeronaves de alta e baixa performance, bem como avaliar o comando e controle no acionamento dos elementos da defesa antiaérea.
Na oportunidade, foram empregados 63 militares, bem como 01 Radar SABER M60, 01 Centro de Operações Antiaéreas Eletrônico (COAAe), 04 unidades de tiro (U Tir) e 03 postos de vigilância (P Vig). Foi mobiliado, também, 01 Centro de Operações (COp), o qual contou com imagens em tempo real de sensores da FAB, permitindo uma maior consciência situacional ao comando do 12º GAAAe Sl.
No contexto de operações de defesa aeroespacial foram verificados procedimentos na Segurança de Grandes Eventos e defesa de infraestruturas estratégicas pela 4 regiões de Defesa Aeroespacial (RDA), com todas unidades de artilharia antiaérea da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
A coordenação das ações ficou sob responsabilidade do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), único comando conjunto ativado desde os tempos de paz para se contrapor à situações de crise.
Ao 12º GAAAe Sl coube realizar a defesa antiaérea (DAAe) da ALA 7 contra ataques simulados por aeronaves F-5M e AT-29.