Operação Mapinguarí
Manaus (AM) - O 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva participou, no período de 31 JUL a 02 AGO de 2018, da “OPERAÇÃO MAPINGUARI”, na região da Vila de Balbina.
Na ocasião, o Radar SABER M60, juntamente com a equipe de operadores, foram helitransportados pelo 4º B Av Ex até o local da operação.
O exercício realizado em conjunto com o 4º B Av Ex, do tipo dupla-ação, teve por objetivo realizar o adestramento do sistema de controle e alerta (Rdr SABER M60 e PVig) do 12º GAAAe Sl.
A missão do Grupo foi realizar a vigilância do espaço aéreo visando detectar as incursões do 4º B Av Ex (diurnas e noturnas), dentro do contexto de uma Defesa Antiaérea (DAAe) de Ponto Sensível (P Sen) na Hidrelétrica de Balbina.
Curiosidades: “A Lenda do Mapinguari”
Você sabia que a origem do nome Mapinguari, vem da “Lenda do Mapinguari”. E o que seria isto?
Segundo relatos nos contam que dentro da floresta vive o Mapinguari, um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo. Para uns, ele é realmente coberto de pelos, porém usa uma armadura feita do casco da tartaruga, para outros, a sua pele é igual ao couro de jacaré. Há quem diga que seus pés têm o formato de uma mão de pilão.
Os ribeirinhos amazônicos afirmam que existem histórias de grandes combates entre o Mapinguari e valentes caçadores. Uma delas é que quando ele anda pela mata, vai gritando, quebrando galhos e derrubando árvores, deixando um rastro de destruição. Outros também nos contam que o animal lendário só aparece nos dias santos ou feriados. Dizem que ele só foge quando vê um bicho-preguiça. O que ninguém explica é porque ele tem medo justamente do seu parente, já que é considerado um bicho-preguiça pré-histórico.
Por: No Amazonas é Assim 26 de fev de 2013.
Disponível em: https://noamazonaseassim.com.br/a-lenda-do-mapinguari/
Acesso em 01/08/2018.